DIA DA ÁGUA
Em comemoração ao Dia da Água a Secretaria de Agronegócio e Meio Ambiente juntamente com a Secretaria de Educação do Município de Redenção da Serra programaram uma Visita na Usina da CESP em Paraibuna. Nessa data os alunos assistiram palestras sobre simulado de chuva (solo protegido e solo desprotegido), fizeram trilha na mata, visitaram o viveiro de aves, realizaram soltura de peixe; o surubim-do-paraíba, plantaram mudas nativas de nossa região e tiveram a oportunidade de conhecer a Barragem.
Foi um dia bastante produtivo onde os alunos tiveram aulas praticas sobre a importância das plantas para a preservação da água e do solo, a importância das aves para o reflorestamento e conheceram a barragem que mudou a história de nossa cidade.

Já ouviu falar de PAN? Nunca? Poxa... mas eu vou explicar: Eu faço parte de um Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas da Bacia do Rio Paraíba do Sul. Chamamos esse Plano de PAN PARAÍBA DO SUL e ele existe desde 2010. O PAN é coordenado por um centro de pesquisa do governo, o CEPTA, que fica em Pirassununga, SP. Esse centro pertence ao ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e se preocupa justamente em realizar ações para recuperar espécies ameaçadas de extinção. Por isso eles estão preocupados comigo! Uma das principais ações é me colocar de volta nos rios de onde eu desapareci por causa da grande degradação ambiental da bacia do rio Paraíba do Sul. Para isso, eu preciso ser produzido em cativeiro, em estações especializadas e muito criteriosas. O pessoal do Projeto Piabanha e da CESP, com o apoio de pesquisadores da UMC e UFRJ, sabem fazer isto direitinho! Se você quiser saber mais sobre as ações desse PAN e sobre mim, faça uma visita: /faunabrasileira/plano-de-acaonacional-lista/146-pan-paraibado-sul Foi um prazer me apresentar!
Sr. Surubim-do-paraíba, março/2017
Folhetim PAN (01) 2017 Autoria: GAT PAN-PS

Eu sou... o surubim-do-paraíba!
(e fui lindamente ilustrado pelo amigo Oscar Shibatta)